ÁRVORES

As árvores são essenciais para a vida. A sua plantação e multiplicação bem gerida garante-nos o equilíbrio do sistema natural bio diversificado.

Nesta laranjeira, um ramo que nasceu junto à base será transformada numa outra árvore. Após uma ligeira raspagem da casca na base do ramo colocou-se metade de um garrafão de água com terra húmida,  uma pequena cobertura de palha para evitar a perda de humidade e esperando o tempo suficiente fará com surjam raízes nesta mesma base. Na época apropriada será feito o corte rente ao tronco principal e plantada num outro local.

 

Os abacateiros são árvores frondosas e de crescimento rápido. Para além de darem fruto, as suas grandes folhas são persistentes e as que caem providenciam uma boa cobertura do solo e matéria orgânica. Nesta foto temos os abacateiros ao fundo entre as bananeiras. Alguns já com 3 metros de altura em apenas 3 anos. Estes foram plantados a partir da semente de abacates compradas no mercado para alimentação.

A possibilidade de esta variedade de semente ter condições de dar fruto é uma interrogação, mas certamente compensa plantar estas vistosas árvores não só pela beleza mas acima de tudo pela bio massa que geram.

 

Quando se está a comer frutos o resultado de inadvertidamente atirar caroços para a terra dá nisto!

Uma anoneira cresce a bom ritmo e não é a única. Por todo o lado pequenas árvores estão a despontar algumas já com meio metro em apenas um ano como é o caso das nespereiras (às dezenas!)

Muitas destas árvores germinam também a partir dos caroços que vão para o composto.

É frequente aparecer pés de abacateiros, anoneiras, nespereiras, um ou outro de ameixoeiras e pessegueiros.

Pare além desta proliferação espontânea, acontece por vezes as estacas onde se agarram as ervilhas tortas para trepar germinarem. Uma dessas estacas despontou folha foi deixada crescer e hoje é uma pereira já com 2 metros!

 

Um vaso onde alguém de passagem atirou os caroços de uma anona que comeu. Aí estão elas a despontar.
As árvores oferecem abrigo e sombra para as plantações mais sensíveis à luz e ao calor.
A bio massa deve ser aproveitada ao máximo. Lenha seca para diversos usos. Estacas, lareiras, barreiras,...